filmeinf

cesar-de-oliveira-logo

perfil

tit_perfil1

Inspiração, sensibilidade e poesia são a tônica do trabalho de CESAR DE OLIVEIRA. Sem deixar a técnica de lado, o fotógrafo busca o “algo a mais” em suas fotos, o que o mestre Walter Firmo chama de “o ponto de ouro” de uma foto.

Nascido em Curitiba, em 25 de julho de 1976, viveu na cidade até os 4 anos, indo para o Rio onde os seus pais viviam antes de se mudarem para a capital paranaense, apesar de serem mineiros - a mãe de Dimantina e o pai de Matozinhos. Com isso, este curitibano nato, carioca de alma e mineiro de sangue, não esconde em suas fotos a diversidade cultural, tempero típicamente brasileiro.

Quando adolescente, com uma máquina simples, e muitas vezes até uma descartável, ficava intrigado com a incapacidade de uma foto reproduzir o que a realidade e a poesia o inspiravam no momento do click. “Eu me decepcionei muitas vezes, principalmente, quando a situação necessitava de algum recurso maior, ainda que básico, como a possibilidade de regular a velocidade ou a abertura do obturador. O que eu imaginava poucas vezes se concretizava, geralmente, apenas quando as condições de luz e a proximidade da cena eram ideais.”

Naquela época, não conhecia a técnica e nem os conceitos básicos de fotografia, onde apenas alguns anos mais tarde, enquanto passou uma temporada de um ano nos EUA, teve contato com equipamentos mais acessíveis e de alta tecnologia. “Quando eu vi as fotos que um amigo havia tirado com uma Minolta SLR, vislumbrei imediatamente que o meus “sonhos” poderiam se concretizar nas minhas fotos, e imediatamente corri para a loja, e comprei a minha primeira SLR”.

Com um equipamento capaz de realizar o que tanto esperava de uma foto, ingressou nos cursos de fotografia de uma universidade local, a Austin Community College. Ao retornar ao Brasil em 2001, se associou à Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói, e foi a porta de entrada para a inserção no contexto nacional. Hoje, também é associado da ABAF, Associação Brasileira de Arte Fotográfica.

Assim, este site busca apresentar um pouco do resultado desta história de paixão e realização.

 “A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver.”  Paul Klee

filmesup

Copyright CESAR DE OLIVEIRA 2010 - Todos os direitos reservados